segunda-feira, 14 de setembro de 2009

14 de Setembro: Exaltação da Santa Cruz.


“Do Rei avança o estandarte, fulge o mistério da Cruz, onde por nós foi suspenso o Autor da vida, Jesus. Do lado morto de Cristo, ao golpe que lhe vibraram, para lavar meu pecado o sangue e a água jorraram. Árvore esplêndida e bela de rubra púrpura ornada, de os santos membros tocar digna só tu foste achada. Ó Cruz feliz, dos teus braços do mundo o preço pendeu; balança foste do corpo que ao duro inferno venceu. Salve ó altar, salve vítima, eis que a vitória reluz: a vida em ti, fere a morte, morte que à vida conduz. Salve, ó Cruz, doce esperança, concede aos réus remissão; dá-nos o fruto da graça, que floresceu na Paixão. Louvor a vós, ó Trindade, fonte de todo o perdão, aos que na Cruz foram salvos, daí a celeste mansão”. (Liturgia das Horas, Ed. Paulinas/Vozes - Oração da Tarde)

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Naufrágio...


Hoje, publiquei no Yahoo! Respostas a história do fazendeiro e do homem sábio.

Como resultado, o usuário Fernando me publicou a seguinte história, que também quero publicar, pois nos mostra como os planos de Deus são belos.



"Após um naufrágio, um único sobrevivente agradeceu a Deus por estar vivo e ter conseguido se agarrar à parte dos destroçosos para ficar boiando.Foi parar em uma pequena ilha desabitada, fora de qualquer rota de navegação. E agradeceu novamente...

Com muita dficuldade juntou os restos dos destroços, e conseguiu montar um pequeno abrigo. Era para que pudesse se proteger do sol, das chuvas, dos animais... e também para guardar seus poucos pertences.E como sempre agradeceu...

Nos dias seguintes, a cada alimento que conseguia caçar e colher, agradecia. No entanto, um dia, quando voltava da busca por alimento, encontrou seu abrigo em chamas, revolto em altas nuvens de fumaça.Terrivelmente desesperado ele se revolta e grita chorando:"O pior aconteceu! Perdi tudo! Deus, por que fizestes isso comigo?''Chorou tanto que adormeceu profundamente cansado.

No dia seguinte bem cedo, foi despertado pelo som de navio que se aproximava:''Viemos resgata-lo'' -- disseram os homens do navio.''Como souberam que eu estava aqui?'' -- perguntou ele."Nós vimos o seu sinal de fumaça''.


A todos a paz!!!

NIHIL SINE DEO.

Bênçãos difarçadas...


Li essa história em um livro, e gostaria de partilhá-la com todos:

"Existiu certa vez, uma aldeia que contava, entre seus habitantes com um velho homem muito sábio. Os aldeões contavam com a sabedoria desse homem para provê-los com respostas a suas perguntas e preocupações.
Um dia, um fazendeiro da aldeia foi ao homem sábio e disse, num tom frenético: 'Homem sábio, me ajude. Uma coisa horrível me aconteceu. Meu boi morreu e eu não tenho outro animal para me ajudar a arar o campo! Esta não é a pior coisa que poderia me acontecer?' O homem sábio respondeu: 'Talvez sim, talvez não.' O homem correu de volta a aldeia e contou a seus vizinhos que o homem sábio tinha ficado maluco. Estava claro que esta era a pior coisa que poderia lhe ter sucedido. Por que será que ele não via isso?
No dia seguinte, no entanto, um cavalo jovem e forte foi visto nas proximidades da fazenda do homem. Como ele não tivesse nenhum boi para ajudá-lo, ele teve a ideia de aproveitar o cavalo para o lugar do boi - e foi o que fez. Que felicidade para o fazendeiro! Nunca arar o campo tinha sido tão fácil. Ele voltou ao homem sábio, para se desculpar: 'Você estava certo, homem sábio. Perder meu boi não foi a pior coisa que poderia me acontecer. Foi uma bênção disfarçada! Eu nunca poderia ter capturado meu novo cavalo se isso não me tivesse acontecido. Você há de concordar que esta é a melhor coisa que poderia ter ocorrido'. O homem sábio tornou a dizer: 'Talvez sim, talvez não'. De novo, não, pensou o fazendeiro. Agora não havia dúvidas que o homem sábio estava enlouquecendo.
Mais uma vez no entanto, o fazendeiro não sabia o que o aguardava. Alguns dias mais tarde, o filho do fazendeiro estava andando a cavalo e caiu. Quebrou a perna e não poderia mais ajudá-lo na colheita. Oh, não, pensou o fazendeiro. Agora, morreremos de fome. O fazendeiro foi de novo ao homem sábio. Desta vez ele disse: 'Como é que você sabia que capturar o cavalo não foi uma coisa boa? Estava certo novamente. Meu filho se machucou e agora não poderá me ajudar na colheita. Estou certo de que esta foi a pior coisa que poderia ter me acontecido. Desta vez você será obrigado a concordar.' Mas, da mesma maneira que nas vezes anteriores, o homem sábio olhou calmamente para o fazendeiro num tom compassivo e repetiu, 'Talvez sim, talvez não'. enraivecido pelo fato do homem sábio ser tão ignorante, afinal o fazendeiro voltou bufando para a aldeia.
No dia seguinte chegaram tropas ao vilarejo, para levar todos os homem jovens e saudáveis para uma guerra que tinha acabado de estourar. O filho do fazendeiro foi o único jovem da aldeia que não teve que ir. Ele viveria, onde os outros, com toda a certeza estavam fadados a morrer."





A moral que essa história nos traz é uma lição poderosa. A verdade é que nós não sabemos
o que irá nos acontecer - apenas acreditamos saber. Muitas vezes criamos grandes casos a partir de coisas insignificantes. Montamos roteiros em nossas mentes de todas as coisas terríveis que podem nos acontecer. Na maior parte das vezes estamos errados. Se não perdermos a tranquilidade e nos mantivermos abertos para as oportunidades, podemos estar certos que eventualmente tudo terminará bem. Lembre-se: talvez sim, talvez não.





Do livro: "Não faça tempestades em copos d'água... e tudo na vida são copos d'água." de Richard Carlson, Ph. D. (Editora Rocco).


A todos a Paz!!!
NIHIL SINE DEO.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Profissão de Fé


Gostaria de apresentar minha oração de Profissão de Fé preferida: O Credo Niceno-Constantinopolitano. É evidente que o Credo Símbolo Apostólico é muito belo, pois nos remonta ao tempo dos apóstolos e dos primeiros cristãos, mas aprecio muito esse Credo, que é fruto de dois grandes Concílios (o de Niceia e o de Constantinopla, atual Istambul). Esse credo é aceito pela Igreja Católica, pela Igreja Ortodoxa e pelas principais Igrejas Protestantes como a Anglicana, a Luterana e a Presbiteriana.


Professemos nossa Fé:


Creio em um só Deus,
Pai todo-poderoso,
Criador do céu e da terra,
de todas as coisas visíveis e invisíveis.
Creio em um só Senhor, Jesus Cristo,
Filho Unigênito de Deus,
gerado do Pai
antes de todos os séculos:
Deus de Deus,
Luz da luz,
verdadeiro Deus de verdadeiro Deus,
gerado, não feito,
da mesma substância do Pai.
Por Ele todas as coisas foram feitas.
E, por nós, homens,
e para a nossa salvação,
desceu dos céus:
Se encarnou pelo Espírito Santo,
no seio da Virgem Maria,
e se fez homem.
Também por nós foi crucificado
sob Pôncio Pilatos;
padeceu e foi sepultado.
Ressuscitou dos mortos ao terceiro dia,
conforme as Escrituras;
E subiu aos céus,
onde está assentado à direita de Deus Pai.
Donde há de vir, em glória,
para julgar os vivos e os mortos;
e o Seu reino não terá fim.
Creio no Espírito Santo,
Senhor e fonte de vida,
que procede do Pai e do Filho;
e com o Pai e o Filho
é adorado e glorificado:
Ele falou pelos profetas.
Creio na Igreja
Una, Santa, Católica e Apostólica.
Confesso um só batismo
para remissão dos pecados.
Espero a ressurreição dos mortos;
E a vida do mundo vindouro.
Amém.


Versão latina
Credo in unum Deum,
Patrem omnipoténtem,
Factórem cæli et terræ,
Visibílium ómnium et invisibílium.
Et in unum Dóminum Iesum Christum,
Fílium Dei Unigénitum,
Et ex Patre natum ante ómnia sæcula.
Deum de Deo, lumen de lúmine, Deum verum de Deo vero,
Génitum, non factum, consubstantiálem Patri:
Per quem ómnia facta sunt.
Qui propter nos hómines et propter nostram salútem
Descéndit de cælis.
Et incarnátus est de Spíritu Sancto
Ex María Vírgine, et homo factus est.
Crucifíxus étiam pro nobis sub Póntio Piláto;
Passus, et sepúltus est,
Et resurréxit tértia die, secúndum Scriptúras,
Et ascéndit in cælum, sedet ad déxteram Patris.
Et íterum ventúrus est cum glória,
Iudicáre vivos et mórtuos,
Cuius regni non erit finis.
Et in Spíritum Sanctum, Dóminum et vivificántem:
Qui ex Patre Filióque procédit.
Qui cum Patre et Fílio simul adorátur et conglorificátur:
Qui locútus est per prophétas.
Et unam, sanctam, cathólicam et apostólicam Ecclésiam.
Confíteor unum baptísma in remissiónem peccatorum.
Et expecto resurrectionem mortuorum,
Et vitam ventúri sæculi. Amen.

Procure a verdade na opinião dos outros


Essa reflexão também é tirada do livro "Não faça tempestades em copo d'água... e tudo na vida são copos d'água..." de Richard Carlson, Ph. D.



"Se você gosta de aprender tanto quanto de fazer as outras pessoas felizes, vai adorar essa ideia.

Quase todo mundo acha que suas ideias são boas, do contrário, não as partilhariam. Uma das coisas destrutivas que muitos de nós fazemos, no entanto, é comparar a opinião de alguém com a nossa. E, quando não combina com o que acreditamos, ou a descartamos, ou procuramos encontrar seu erro. Nós nos sentimos péssimos, a outra pessoa diminuída e não aprendemos nada.

Toda a opinião tem seu mérito, especialmente se nós estivermos procurando por méritos e não por erros. Da próxima vez que alguém lhe der sua opinião, em vez de julgá-la ou criticá-la, tente encontrar o que nela existe de verdade.

Se você pensar bem a respeito, quando julga alguém ou sua opinião, tal atitude não diz muito a respeito dessa outra pessoa, mas diz quase tudo sobre sua necessidade de ser juiz.

Eu ainda me pego criticando o ponto de vista de outros, mas bem menos do que costumava fazer. O que mudou na realidade, foi meu empenho em encontrar a verdade na posição dos outros. Se você praticar essa estratégia simples,descobrirá que algumas coisas incríveis podem acontecer: Começará a entender aqueles que interagem com você, outras pessoas se sentirão atraídas por sua energia acolhedora e amorosa, sua curva de aprendizado alargará e , provavelmente o que é mais importante, se sentirá muito melhor."



A todos a paz!!!



NIHIL SINE DEO.

Lembre-se de que tudo tem as impressões digitais de Deus


Estou lendo um livro, cujo título é "Não faça Tempestades em Copos d'água... e tudo na vida são copos d'água" de Richard Carlson, Ph. D.

Gostei particularmente de dois capítulos, que gostaria de compartilhar com vocês. Além do mais fica uma sugestão muito boa de leitura que mudará suas vidas.


"O rabino Harold Kushner nos recorda que tudo o que Deus criou é potencialmente sagrado. Nossa tarefa como seres humanos é encontrar o sagrado em situações que aparentam ser pouco sagradas. Ele sugere que quando aprendemos a fazer isso, aprendemos a nutrir nossas almas. É fácil ver a beleza de Deus num pôr-de-sol magnífico, numa montanha encimada de neve, no sorriso de uma criança saudável, ou em ondas do mar batendo na areia de uma praia. Mas será que sabemos ver o sagrado em situações aparentemente feias - lições difíceis da vida, tragédias familiares, na luta pela vida?

Quando nossas vidas se enchem do desejo de ver o sagrado nas coisas de todos os dias, algo mágico acontece. Um sentimento de paz nos invade. Começamos a ver aspectos enriquecedores da vida cotidiana, que antes estavam escondidos. Quando nos lembramos que tudo trás as impressões digitais de Deus, isso é o suficiente para tornar tudo especial. Se nos lembramos desse fato espiritual quando estamos lidando com uma pessoa difícil ou lutando para pagar nossas contas, nossa perspectiva se amplia. É sempre útil lembrar que Deus também criou a pessoa que você está lidando ou que, embora você esteja lutando para pagar suas contas você é realmente abençoado por tudo o que tem.

Em algum lugar, no fundo de sua mente, tente sempre lembrar que tudo tem as impressões de Deus estampadas. O fato de não conseguirmos ver a beleza em algo não quer dizer que ela não exista. O que talvez está acontecendo, é que não estamos olhando com tanto cuidado ou com a perspectiva ampla que deveríamos."


A todos a paz!!!

NIHIL SINE DEO.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Deus que é Pai


Muita gente tem uma imagem deturpada de Deus.
No Primeiro Testamento, as pessoas enalteciam a vondade desse Deus. Contudo, os fariseus da época conseguiram deturpar essa visão do Deus da Aliança, transformando-o num Deus mesquinho, intransigente e legalista.
Ainda hoje, muitos têm essa visão de Deus, um Deus que provoca medo. Outros veem Deus como sendo o rei e nós os súditos, como na Idade Média. Há quem pense ainda que Deus é o sádico: que gosta de matar as criancinhas e mães de família insubstituíveis e fazer sofrer os homens e mulheres.
Os antigos pregadores pregavam que Deus exigiu que fosse derramado até a última gota do sangue na Cruz, para assim acalmar a cólera de Deus. Enalteceram tanto o poder, a justiça, a grandeza e a magnitude de Deus que o tornaram longínquo, distante, horrível, impessoal e terrível. Conseguiram, assim, abafar totalmente sua proximidade familiar, amorosa e pessoal.
Deus se tornou o ausente, o irresponsável que criou o mundo e depois foi descansar, deixando-o rodar à vontade. Ao final, a imagem de Deus confundiu-se com regras e prescrições, castigo e inferno.
Contra todas essas deturpações, Jesus veio nos mostrar a verdadeira face de Deus. Deus é simples e radicalmente Pai.
A figura do Pai destrói todos os falsos conceitos sobre Deus. Deus não é um justiceiro intransigente, porque o Pai ama gratuitamente, não se deixa guiar por nossa "justiça", porque Ele ama misericordiosamente.
Breve reflexão, retirada do livro: "Senhor, ensina-nos a rezar - Reflexões sobre o Pai-Nosso" de Lambert Noben, m.o. (da Editora Paulinas).
A todos a Paz!!!
NIHIL SINE DEO.