quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Bênçãos difarçadas...


Li essa história em um livro, e gostaria de partilhá-la com todos:

"Existiu certa vez, uma aldeia que contava, entre seus habitantes com um velho homem muito sábio. Os aldeões contavam com a sabedoria desse homem para provê-los com respostas a suas perguntas e preocupações.
Um dia, um fazendeiro da aldeia foi ao homem sábio e disse, num tom frenético: 'Homem sábio, me ajude. Uma coisa horrível me aconteceu. Meu boi morreu e eu não tenho outro animal para me ajudar a arar o campo! Esta não é a pior coisa que poderia me acontecer?' O homem sábio respondeu: 'Talvez sim, talvez não.' O homem correu de volta a aldeia e contou a seus vizinhos que o homem sábio tinha ficado maluco. Estava claro que esta era a pior coisa que poderia lhe ter sucedido. Por que será que ele não via isso?
No dia seguinte, no entanto, um cavalo jovem e forte foi visto nas proximidades da fazenda do homem. Como ele não tivesse nenhum boi para ajudá-lo, ele teve a ideia de aproveitar o cavalo para o lugar do boi - e foi o que fez. Que felicidade para o fazendeiro! Nunca arar o campo tinha sido tão fácil. Ele voltou ao homem sábio, para se desculpar: 'Você estava certo, homem sábio. Perder meu boi não foi a pior coisa que poderia me acontecer. Foi uma bênção disfarçada! Eu nunca poderia ter capturado meu novo cavalo se isso não me tivesse acontecido. Você há de concordar que esta é a melhor coisa que poderia ter ocorrido'. O homem sábio tornou a dizer: 'Talvez sim, talvez não'. De novo, não, pensou o fazendeiro. Agora não havia dúvidas que o homem sábio estava enlouquecendo.
Mais uma vez no entanto, o fazendeiro não sabia o que o aguardava. Alguns dias mais tarde, o filho do fazendeiro estava andando a cavalo e caiu. Quebrou a perna e não poderia mais ajudá-lo na colheita. Oh, não, pensou o fazendeiro. Agora, morreremos de fome. O fazendeiro foi de novo ao homem sábio. Desta vez ele disse: 'Como é que você sabia que capturar o cavalo não foi uma coisa boa? Estava certo novamente. Meu filho se machucou e agora não poderá me ajudar na colheita. Estou certo de que esta foi a pior coisa que poderia ter me acontecido. Desta vez você será obrigado a concordar.' Mas, da mesma maneira que nas vezes anteriores, o homem sábio olhou calmamente para o fazendeiro num tom compassivo e repetiu, 'Talvez sim, talvez não'. enraivecido pelo fato do homem sábio ser tão ignorante, afinal o fazendeiro voltou bufando para a aldeia.
No dia seguinte chegaram tropas ao vilarejo, para levar todos os homem jovens e saudáveis para uma guerra que tinha acabado de estourar. O filho do fazendeiro foi o único jovem da aldeia que não teve que ir. Ele viveria, onde os outros, com toda a certeza estavam fadados a morrer."





A moral que essa história nos traz é uma lição poderosa. A verdade é que nós não sabemos
o que irá nos acontecer - apenas acreditamos saber. Muitas vezes criamos grandes casos a partir de coisas insignificantes. Montamos roteiros em nossas mentes de todas as coisas terríveis que podem nos acontecer. Na maior parte das vezes estamos errados. Se não perdermos a tranquilidade e nos mantivermos abertos para as oportunidades, podemos estar certos que eventualmente tudo terminará bem. Lembre-se: talvez sim, talvez não.





Do livro: "Não faça tempestades em copos d'água... e tudo na vida são copos d'água." de Richard Carlson, Ph. D. (Editora Rocco).


A todos a Paz!!!
NIHIL SINE DEO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário