sábado, 31 de outubro de 2009

10°. aniversário da Declaração Conjunta sobre a Doutrina da Justificação


Hoje, nós Católicos Romanos e os irmãos Luteranos lembramos os 10 anos da assinatura da Declaração Conjunta sobre a Doutrina da Justificação, marco sem precedentes na história do ecumenismo cirstão.



A Declaração Conjunta sobre a Doutrina da Justificação da Federação Luterana Mundial e da Igreja Católica foi um documento assinado em 31 de outuro de 1999, na cidade de Augsburgo, estabelecendo que as confissões católica e luterana professam a mesma doutrina sobre a justificação pela fé, embora com diferentes desdobramentos. Assinaram o bispo luterano Christian Krause e pela Santa Sé o cardeal Edward I. Cassidy.
Os membros da Federação Luterana Mundial, presidida pelo reverendo Ishamael Noko e do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos presidido pelo cardeal Walter Kasper festejaram a assinatura do documento, pois era um passo para o ecumenismo entre as denominações cirstãs.
A declaração pode ser resumida nesse parágrafo:

"Confessamos juntos que o pecador é justificado pela fé na ação salvífica de Deus em Cristo; essa salvação lhe é presenteada pelo Espírito Santo no batismo como fundamento de toda a sua vida cristã. Na fé justificadora o ser humano confia na promessa graciosa de Deus; nessa fé estão compreendidos a esperança em Deus e o amor a Ele. Essa fé atua pelo amor; por isso o cristão não pode e não deve ficar sem obras. Mas tudo o que, no ser humano, precede ou se segue ao livre presente da fé não é fundamento da justificação nem a faz merecer."






Hoje (31/10/2009) lembramos também o dia da Reforma Protestante.

Nessa data quero parabenizar a todos os irmãos cristãos protestantes, que buscam a sua maneira servir a Deus e amar ao próximo.


A todos a paz!!!

NIHIL SINE DEO - Nada sem Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário