sábado, 10 de outubro de 2009

Mãe Aparecida, Rogai por nós...



Aproxima-se a festa em que nós católicos celebramos o dia de nossa Mãe Maria, venerada em nosso país sob o título de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.
Graças a sua devoção, foi erguido no nosso Brasil o maior santuário mariano do mundo.


Conheçamos um pouco da história de tão rica devoção:

A sua história tem o seu início em meados de 1717, quando chegou a Guaratinguetá a notícia de que o conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal, governador da então Capitania de São Paulo e Minas de Ouro, iria passar pela povoação a caminho de Vila Rica (atual cidade de Ouro Preto), em Minas Gerais.
Desejosos de obsequiá-lo com o melhor pescado que obtivessem, os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves lançaram as suas redes no rio Paraíba do Sul. Depois de muitas tentativas infrutíferas, descendo o curso do rio chegaram a Porto Itaguaçu, a 12 de outubro. Já sem esperança, João Alves lançou a sua rede nas águas e apanhou o corpo de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição sem a cabeça. Em nova tentativa apanhou a cabeça da imagem. Envolveram o achado em um lenço. Daí em diante, os peixes chegaram em abundância para os três humildes pescadores.

De lá para cá a devoção à virgem só foi aumentando.


Depois de quinze anos na casa dos pescadores, Nossa Senhora ganhou sua primeira capela.


Em 1834, inicia-se a construção de uma igreja maior (a atual Basílica Velha), inaugurada solenemente em 8 de dezembro de 1888.


A 8 de setembro de 1904, a imagem foi coroada com a riquíssima coroa doada pela Princesa Isabel e portando o manto anil, bordado em ouro e pedrarias, símbolos de sua realeza e patrono. A celebração solene foi dirigida por D. José Camargo Barros, com a presença do Núncio Apostólico, muitos bispos, o Presidente da República e numeroso povo. Depois da coroação o Santo Padre concedeu ao santuário de Aparecida mais outros favores: Ofício e missa própria de Nossa Senhora Aparecida, e indulgências para os romeiros que vêm em peregrinação ao Santuário.


Em 1929, Nossa Senhora foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Oficial, por determinação do papa Pio XI, sendo coroada. Pela Lei nº 6.802 de 30 de junho de 1.980, foi decretado oficialmente feriado no dia 12 de outubro, dedicando este dia a devoção. Também nesta Lei, a República Federativa do Brasil reconhece oficialmente Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil.

Sem dúvidas, Nossa Senhora Aparecida foi uma das responsáveis pelo fim da escravidão em nosso país.


Quando encontraram Nossa Senhora da Conceição negra, sem a cabeça, em um rio, todos se lembraram que eram assim que tratavam as filhas mulheres dos escravos que nasciam: cortando fora a cabeça e jogando em um rio.


Nossa Senhora ensinou à sociedade daquela época, e ensina à nossa que apesar de diferentes por fora, apesar das muitas cores, raças, credos, somos todos Filhos de Deus.






Nossa Senhora Aparecida,


Rogai por nós.






NIHIL SINE DEO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário