quinta-feira, 1 de outubro de 2009

“Aqui estou. Envia-me!” (Is 6,8)


Retirado do site da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), sobre o mês das missões:





“Aqui estou. Envia-me!” (Is 6,8)
O mês de setembro nos incentivou a tomar a Bíblia na mão, a meditá-la de forma orante e contemplativa. A Igreja nos estimula a continuar nesta prática: neste mês de outubro. DelA sairá mais um impulso para nos tornarmos verdadeiramente Discípulos de Jesus Cristo, como o foram, entre tantos e tantas, São Jerônimo (que se recolheu em Belém para estudar e traduzir a Bíblia), Santa Teresinha do Menino Jesus, São Francisco de Assis e Santa Teresa de Ávila. Meditaram e levaram a Palavra de Deus até o âmago de suas mentes, corações e práticas de vida. Vive-ram intensamente o discipulado. E então se tornaram missionários.
Ocorre-me, para traduzir o que a Conferência de Aparecida nos propõe, a expressão: Uma vez discípulos, sempre missionários! Foi assim especialmente com Santa Teresinha do Menino Jesus. Tendo entrado no Carmelo aos 15 anos, procurou iluminar com a Palavra seus “imensos desejos”: “Meus imensos desejos me eram um autêntico martírio. Fui, então, às cartas de São Paulo a ver se en-contrava uma resposta. Li que todos não podem ser ao mesmo tempo apóstolos, profetas , doutores... Perseverei na leitura sem desanimar e encontrei esta frase sublime: “Aspirai aos melhores carismas. E vos indico um caminho ainda mais excelente (1Cor 12,31): a caridade! Achara enfim o repouso. Delirante de alegria, exclamei: Ó Jesus, meu amor, encontrei afinal minha vocação: minha vocação é o amor. No coração da Igreja, minha mãe, eu serei o amor e desse modo serei tudo, e meu desejo se realizará”(Autobiografia). Ela descobriu então que podia ser missionária, como contemplativa no Carmelo: sonhar com as missões, rezar e incentivar os missionários. E, por isto, foi declarada padroeira das missões: autêntica discípula missionária!
O mês de outubro é dedicado às missões. No dia 19 de outubro (em 2009 celebraremos no dia 20 de outubro) celebraremos seu dia. Somos estimulados a refletir, na América Latina e no Caribe, no espírito da Conferência de Aparecida, nas proposições do encontro missionário CAM3/COMLA8, realizado recentemente em Quito: ”A missão aviva a esperança de que outro mundo é possível”. A Igreja, “lugar de encontro” com Jesus, convoca, forma e envia – pela conversão pessoal e mudança de estruturas pastorais - as testemunhas do Ressuscitado “ad gentes”.
Eis como seguem, em síntese, suas conclusões sobre a MISSÃO: (1) - a serviço do futuro da humanidade; (2) - optar pela formação e acompanhamento das famílias cristãs para que sejam evangelizadoras e defendam a vida; (3) – estar presente em cada cultura e povo do Mundo Globalizado ; (4) - entre os excluídos e migrantes; (5) – para a formação integral (espiritual, pastoral e missionária) dos Leigos e Leigas; 6) – com a participação dos Jovens, partindo da espiritualidade, responsabilidade e mística; (7) – assumir na Igreja a promoção da dignidade humana; 8) – valorizar os povos indígenas e afro-descendentes; (9) – restaurar a ecologia; (10) - anunciar o Evangelho através do Meios de Co-municação Social; 11) – assumir um diálogo, encontro e cooperação ecumênica e Inter-religiosa desde nossa identidade e discípulos missionários de Jesus Cristo; (12) – criar espaços proféticos na Educação e no Mundo Intelectual; (13) – com Espiritualidade Missionária de comunicadores do Evangelho contemplativos, alegres, pobres humildes e itinerantes e capazes de escutar a todos; (14) – recusando o Fundamentalismo religioso; (15) – com a participação e presença da mulher; (16) – orientando evangelicamente a Ciência e a Tecnologia a serviço da evangelização e da cultura da vida; (17) – estimulando na missão a Vida Religiosa na ação entre os mais pobres e diferentes, com coração não dividido e solidário.
Queremos nos estimular a seguir o chamamento à missão em nossos dias, com o que somos e temos, diante dos desafios que a cultura de hoje nos apresenta, no espírito do Profeta Isaías, ante a provocação da voz do Senhor: “Quem é que vou enviar? Quem irá de nossa parte? Eu respondi: “Aqui estou. Envia-me”

Artigo de Dom Jacyr Francisco Braido em 04 de outubro de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário